quinta-feira, 13 de novembro de 2008

CORFEBOL




História do Corfebol
O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringball.
"Naquela altura a Associação de Educação Física de Amesterdão solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma atividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia...".
Teve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apresentação, e em 1903 constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes a atividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo atualmente cerca de 100 mil na Holanda. http://pt.wikipedia.org/wiki/Korfball#Hist.C3.B3ria_do_Corfebol

O jogo foi inventado em 1903 pelo professor holandês, Nico Broekhunysen. No sentido de integrar homens e mulheres, o professor juntou ambos os sexos numa mesma equipe. O jogo teve aceitação muito grande por parte dos holandeses - Hoje em dia, o esporte ocupa o quinto lugar na preferência e têm cerca de 100 mil participantes. Em 1920, o esporte teve sua primeira projeção internacional, quando foi apresentado como modalidade de demonstração no Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Daí em diante, o esporte ganhou uma identidade internacional de Korfball (IKF), em 1933.
A palavra Korfball significa bola ao cesto. Após a Segunda Guerra Mundial, alguns países aderiram à Federação, como a Grã – Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Austrália etc. Hoje são 43 países participantes , onde o número de participantes está crescendo conseqüentemente junto com o número de novas equipes. O Brasil é 0 41º país praticante e o primeiro país da América do Sul, graças ao Professor MARCELO SOARES.

http://educacaofisica.org/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=115&Itemid=2

Essa lista tem como principal objetivo relatar, inoformar, discutir todos os assuntos pertinentes ao Corfebol e também formar a "família de amigos" do Corfebol. Esse sempre foi o nosso objetivo no momento em que iniciamos o trabalho de divulgar o Corfebol Esporte Holandês Centenário que ressurge no Brasil através de seus Representantes Professor Marcelo Soares - Divulgador oficial da modalidade e Professores Adriana Mathias e Claudio Ferreira. Esperamos com isso, fortalecer e divulgar o Corfebol em todo o Brasil, mostrar sua filosofia (Cooperação, Integração, Respeito ao próximo) Convidamos a todos os professores de educação física, estudantes e demais profissionais de outras áreas a conhecerem toda os recursos do Corfebol
http://cev.org.br/listas/corfebol




Um comentário:

  1. karamba véi, corfebol, nunca vi esse esporte,
    ele é realmente desconhecido. Ainda mais ele
    é Holandes,e me lembra o basquetebol...
    esse valeu super desconhecido...
    parabens o blog ta massa...

    LUCAS BARRETO 1ºD

    ResponderExcluir